A Votorantim Cimentos representou a Cooperação Técnica no Quarries Alive 2018, em Portugal, no último mês de maio. Tivemos o trabalho escolhido e fomos convidados para a apresentação oral do case da parceria VC – SBE – RBMA. O evento teve o CSI (Iniciativa de Sustentabilidade do Cimento) como um dos apoiadores, e foi realizado em parceria com a Universidade de Évora.
O tema do evento, “Enhancing Biodiversity and Ecosystems Services in Quarries – Challenges, Strategies and Practice”, possibilitou diferentes abordagens sobre biodiversidade e mineração, em 3 dias de evento, com mais de 150 participantes de todo o mundo.
A exploração mineral é uma atividade com expressão global que, devido à sua natureza extrativa, tem fortes impactos nos habitats, fauna e flora tanto nas minas quanto nas áreas adjacentes. A crescente conscientização sobre essa questão envolveu comunidades industriais e científicas para se unirem e se comprometerem com metas ecológicas, visando restaurar a biodiversidade, salvaguardar os valores naturais e os serviços ecossistêmicos. Isso exigiu uma demanda por soluções concretas e realistas que se movem em direção à exploração sustentável de recursos na indústria de extração.
Esta conferência teve como objetivo colmatar projetos de restauração em minas em todo o mundo, aproveitando o compartilhamento de diferentes abordagens e insights. Foi um encontro interdisciplinar para trocar experiências de projetos de pesquisa científica, abordagens de engenharia técnica e estudos nas empresas com foco na melhoria da biodiversidade em minas.
Vamos nos concentrar em projetos que trabalham com gestão de habitat e restauração, garantindo serviços ecológicos e elevando o valor de conservação das áreas de mineração!