Publicado no SBE Notícias N° 354 por Marcelo Rasteiro, Presidente da SBE
Com uma iniciativa inovadora a Votorantim Cimentos é a primeira grande mineradora a apoiar voluntariamente um projeto para catalogação do patrimônio espeleológico em todas as suas unidades.
O projeto denominado Procavernas-VC é desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), dentro da Cooperação Técnica que mantém com a Votorantim Cimentos (VC) e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). O objetivo principal é ampliar o conhecimento sobre as cavernas presentes nas unidades da VC e propor medidas para sua gestão e conservação.
Outras empresas têm produzido e catalogado informações sobre o patrimônio espeleológico, mas normalmente isso é feito de forma localizada, em regiões que são objeto de processos de licenciamento, que servirão para compensação ambiental ou afetadas por algum processo judicial. A grande novidade neste caso é o incentivo voluntário ao registro e compartilhamento de informações sobre as cavernas existentes nas propriedades da empresa, uma atitude de transparência e responsabilidade de destaque no setor.
A colocalização das jazidas de calcário e áreas cársticas aumenta a responsabilidade das empresas cimenteiras sobre a conservação do patrimônio espeleológico. A ampliação do conhecimento sobre este patrimônio aliada a uma análise integrada ao plano de negócio é a melhor forma de garantir o uso sustentável destas áreas, permitindo uma ação proativa da empresa, evitando, mitigando ou corrigindo impactos, aumentando a segurança jurídica e evidenciando a responsabilidade socioambiental da VC.
A tarefa é bastante ampla e desafiadora, uma vez que abrange 20 unidades produtivas da VC, englobando mais de 300 propriedades distribuídas por todo o país. Estas áreas totalizam 43 mil hectares e são constituídas, em sua maioria, por rochas carbonáticas, litologia com alta probabilidade de ocorrência de cavernas e sistemas cársticos. Parte significativa destas áreas já foram pesquisadas, mas as informações estão dispersas entre bancos de dados, relatórios da empresa, trabalhos de grupos de espeleologia e universidades, dificultando uma visão mais ampla e a acessibilidade aos dados.
A equipe do Procavernas-VC conta com a coordenação técnica do geógrafo e espeleólogo Maurício de A. Marinho, assessoria da especialista em geoprocessamento Ana Carlina Linardi e coordenação executiva de Marcelo Rasteiro, além do apoio de Patricia Monteiro Montenegro, Stefanie Palma e Rodrigo Sansonowski da equipe de Meio Ambiente da VC.
O projeto será desenvolvido em etapas. Neste primeiro momento estamos trabalhando na organização de informações disponíveis sobre o patrimônio espeleológico e na atualização dos dados disponíveis no Cadastro Nacional de Cavernas do Brasil (CNC). No segundo momento faremos a priorização das áreas para incentivo e aprofundamento nos estudos com planos de ação para algumas áreas piloto. É na terceira etapa que está previsto o aprofundamento de análise nas áreas piloto incentivando o engajamento dos atores locais, em especial os técnicos da VC, grupos de espeleologia, pesquisadores e a comunidade do entorno.
Parabenizamos a Votorantim Cimentos pela iniciativa e esperamos que outras empresas sigam o exemplo de maturidade e responsabilidade com nosso rico patrimônio espeleológico nacional!