Publicado no SBE Notícias N° 323, em 15/08/2015, por Marcelo Rasteiro (Presidente da SBE) & Luciano Faria (Tesoureiro da SBE)
A Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), assinaram, no último dia 12 de agosto, um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de unir esforços em prol da conservação e do uso racional do Patrimônio Espeleológico Brasileiro.
A assinatura se deu na sede da Antiga Mina Águas Claras, em Nova Lima MG, com a participação de representantes da Vale, Votorantim Cimentos e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Além da assinatura do Termo de Cooperação, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo departamento de espeleologia da Vale.
O IBRAM é a entidade nacional que representa mais de 90% do setor mineral brasileiro e no último Congresso Brasileiro de Espeleologia apresentou as preocupações do setor com a atual legislação que não atende nem aos interesses do desenvolvimento econômico, nem da conservação ambiental, manifestando o interesse em uma aproximação com a SBE.
Desde o início desta aproximação defendemos a posição de que a discussão deve ser feita de forma transparente, participativa e seguindo os fundamentos para conservação do patrimônio espeleológico brasileiro o que foi bem aceito pelo IBRAM e ajudou na elaboração da cooperação.
Este é apenas o início de um processo, um passo histórico na busca por um diálogo franco e maduro em prol da conservação de nossas cavernas. Ainda vamos definir o plano de trabalho, e ações, o que passará pela discussão e proposição de novas normas, políticas públicas e por compromissos de todos envolvidos. A participação crítica e propositiva de toda a comunidade espeleológica é fundamental nesse processo.
Contamos com vocês!