Hoje, dia 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a Votorantim e o Governo do Estado de São Paulo, assinam protocolo de intenções para a criação da Reserva Votorantim, área de preservação com mais de 35 mil hectares na região do Vale do Ribeira, em São Paulo.
Será uma das maiores propriedades privadas com Mata Atlêntica preservada do País, permitindo avanços em estudos científicos, educação ambiental, conservação da biodiversidade, manejo ecológico, preservação de espécies ameaçadas de extinção, atividades, culturais e educativas e desenvolvimento sócioeconômico da região.
A Reserva Votorantim fica no Sistema Juquiá, um dos principais complexos de usinas hidrelétricas da Votorantim, área preservada pela empresa há mais de 50 anos e que equivale a 70 mil campos de futebol.
Área espontaneamente conservada pelo Grupo Votorantim há mais de 6 décadas. A área é densamente formada por Mata Atlântica Primária constituindo um expressivo fragmento florestal preservado.
Na cerimônia de assinatura, realizada há pouco em São Paulo, estavam o Governador do Estado, Geraldo Alckimim, o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, os acionistas José Roberto Ermírio de Moraes e Luis Ermírio de Moraes, e os diretores Otavio Rezende, representando a Votorantim Energia e Luis Carlos Cavalcanti Dutra Junior, de relações institucionais.